Decorações de mesa – ideias para deixá-la convidativa

Dominique - Mesa
Comemorações em casa requerem uma atenção maior com a decoração da mesa, seja ela utilizada para acomodar os convidados para a refeição ou para servir o buffet num serviço informal.

Com a aproximação do final de ano, época em que há muitos motivos de comemorações, vão aqui algumas dicas de decoração de mesas que ajudam a dar um ar festivo ao ambiente.

Dependendo do tipo da comemoração, dentro de casa ou no jardim, formal ou informal, existem infinitas formas de se fazer uma decoração da mesa. E mesmo que os recursos disponíveis como louças, toalhas e utensílios não sejam de cair o queixo, pode-se alcançar resultados surpreendentes com um pouquinho de esforço e criatividade.

CENÁRIO 1: tenho louça e toalha branca
Às vezes, já estamos enjoadas de nossa louça e toalha branca. Como a louça é o elemento mais caro da decoração, vamos mantê-la. Mas podemos incrementar a decoração da mesa utilizando guardanapos de uma cor vibrante ou substituir a toalha branca por uma de cor intensa, para contrastar com a louça branca, ou ainda fazer um trilho de mesa mais divertido (esqueça tecidos próprios para toalhas de mesa, pois eles são aborrecidos).

Também pode-se comprar ou alugar sousplats de junco ou de louça colorida, ou substituir a toalha por um jogo americano ou até mesmo dispensar o uso de qualquer toalha, se a mesa for digna de ficar à mostra.

E claro, não menos importante, é complementar a decoração com um centro de mesa, que pode ser um ou mais arranjos florais, ou de frutas, ou de legumes etc.

Dominique - Mesa

CENÁRIO 2: minha louça é colorida
Caso a louça não seja branca, pode-se utilizar o critério de monocromia (uso de uma só cor predominante e seus vários tons) na decoração da mesa e a cor da louça pode ser repetida nas flores, na toalha ou no jogo americano, nos guardanapos etc. Ou ao contrário, utilizar cores contrastantes nos elementos decorativos.

Dominique - Mesa

CENTROS DE MESAS COM ARRANJOS FLORAIS:
A CEAGESP é o melhor local para comprar flores maravilhosas, das mais variadas espécies, por preços bem camaradas, para fazer centros de mesa. Mas se não houver disponibilidade para ir até o centro de abastecimento, o jeito então é comprar as flores na floricultura mais próxima.

Os arranjos florais não precisam ser obras de arte complexas. O impacto visual fica por conta da composição de cores de todo o conjunto de decoração da mesa. É interessante escolher previamente a paleta de cores que serão utilizadas e só então comprar as flores nas cores adequadas.

Lembre-se que um evento em sua casa não precisa ter a cara de uma festa de casamento em que as floristas profissionais fazem os arranjos florais. Uma decoração de mesa com um pouco de improviso dá um ar mais blasé e interessante à sua festa.

O uso de vidros coloridos, jarras, potes etc. podem fazer as vezes de vasos para as flores. Se o evento for à noite, não podem faltar velas na decoração.

Dominique - Mesa

CENTROS DE MESAS COM LEGUMES:
Se não der tempo de ir à CEAGESP, ou se na floricultura próxima você não encontrar flores frescas e bonitas, uma solução é ir ao supermercado mesmo e comprar legumes, vasos com temperos, ou frutas, para fazer o centro de mesa. A decoração da mesa fica muito simpática e original. Esse tipo de decoração é mais apropriado para almoços.

Dominique - Mesa

DECORAÇÃO NATALINA:
Todo ano nos espantamos de quão rápido já chegou o Natal, novamente. O estilo da festa pode ser tradicional, com elementos de decoração da mesa bem natalinos, nas cores vermelho e verde.

Dominique - Mesa

Não necessariamente a decoração da mesa tem que ter os elementos tradicionais de festa de Natal. Mas o fato é que Natal nos remete às cores vermelha e dourada. Flores vermelhas podem ser suficientes para referenciar a comemoração e dar um toque elegante e sofisticado à decoração. E, como nosso costume é fazer uma ceia, velas são muito apropriadas para complementar a decoração.

Dominique - Mesa

Alguns toques que remetem ao evento podem estar presentes na sala, além da mesa do buffet. Esses elementos podem ser uma coleção de garrafas coloridas, um arranjo moderno e clean acompanhado de velas (pode-se abusar do uso de velas por todo lado), garrafas pintadas com spray dourado e até mesmo lanternas marroquinas douradas, se a opção for por uma decoração mais descolada.

Dominique - Mesa

E se for um almoço no jardim, a decoração da mesa pode ser despretensiosa. A referência de um almoço de Natal fica por conta da toalha xadrez vermelho e branco, frutas e velas vermelhas e pequenos detalhes como os guardanapos lembrando presentes.

Dominique - Mesa

Agora que já te dei essas dicas, é só colocá-las em prática e deixar sua mesa encantadora.

Feliz Natal!!!!

Leia mais:

Decoração com personalidade para sua casa de praia
Cestos: arte da mais alta qualidade para decorar paredes

Avatar
Turna Beck

Turna Beck é arquiteta da Sabendo Decor // Fones: 11-949921000/11-37585128 // turna@thbeck.com.br

4 Comentários
  1. Nossa Amei as dicas, teremos um xixo(churrasco de carnes e legumes) no fogo de chão do jardim de casa para encerramento do escritório ultima dica caiu como uma luva, e para a ceia de 24/25 já montei a mesa com tuas ideias. Obrigada uma Natal repleto de alegria e muita delicadeza como tuas postagens.

    1. Querida Márcia, que bom que minhas dicas serão úteis para teus eventos. Fico tão feliz e satisfeita quando algumas de minhas postagens possam ajudar que nem imaginas!! Desculpa pelo meu atraso na resposta, é que final de ano é uma correria louca. Que tal mandar fotos de tuas mesas? Eu adoraria ver.

      Obrigada por tua gentileza e também te desejo um xixo e uma ceia de Natal cheios de alegrias!!

    1. Querida Fátima, obrigada pelo teu comentário. Nem imaginas como fico feliz ao saber que alguém lê e gosta do que posto, pois eu escrevo e pesquiso com muita dedicação e carinho. Eu realmente amo decorar mesas e esse assunto cai como uma luva em época de festas. Um beijo e boas festas!!!!

Comentar

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.
CADASTRO FEITO COM SUCESSO - OBRIGADO E ATÉ LOGO!
QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.
CADASTRO FEITO COM SUCESSO - OBRIGADO E ATÉ LOGO!
QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.
CADASTRO FEITO COM SUCESSO - OBRIGADO E ATÉ LOGO!
QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.