Se você nunca fez um piquenique, chegou a hora!

Dominique - Piquenique
Tem coisa mais gostosa do que um piquenique?

Me remete tanto à infância. Tenho recordações tão queridas, cada lembrança parece um abraço apertado e, inevitavelmente, um sorriso estampa meu rosto.

Meu pai me levava com mais 3 amigas ao Jardim Botânico em São Paulo. Na época, tinha até casinha de boneca em alvenaria lá. Brincávamos de cozinhar, tinha mesa em pedra, colocávamos toalha e lanches. AiQsaudade! Vejo as fotos e meu coração se enche de alegria e nostalgia.

Fiz muitos piqueniques com a minha filha mais nova. Comprei até cesta de vime, daquelas com duas tampinhas, uma que abre para um lado e a outra para outro lado, com direito a toalha xadrez vermelha e branca.

Íamos para parques em São Paulo e, acredite se quiser, fazíamos piqueniques em cima de uma pedra que ficava no quintal da nossa casa em um condomínio em Valinhos. Pura diversão.

A curtição começava com os preparativos. Juntas, fazíamos os sanduichinhos, bolinhos, frutas e separávamos tudo que precisava.

Por que não voltamos a fazer isso, só porque não tem mais criança na parada? É tão gostoso, à sombra de uma árvore, sem pressa, curtindo a paisagem. Pode até ser um piquenique romântico – tábua de frios, frutas e um maravilhoso Prosecco. Taí uma ideia que ainda não experimentei.

Com minha experiência, aprendi que não dá para inventar mundos e fundos, mas que menos é mais. Vou dar algumas dicas de comidinhas para piqueniques que sempre deram certo, quem sabe você se anima e encara um programa diferente em algum fim de semana e num feriado.

Aprendi com uma tia (o dela sempre ficou mais gostoso) a fazer um simples e O MELHOR DO MUNDO, sanduíche de presunto com manteiga no pão de forma sem casca, mas tem segredo.

SANDUÍCHE DE PRESUNTO OU QUEIJO
Pegue duas fatias de pão de forma sem casca, passe bastante manteiga nos dois lados, uma fatia cortada fininha de presunto e corte o sanduíche em dois. Se você quiser variar, faça um com queijo (não junto com o presunto). Depois de fazer vários, leve o prato a um lugar fresco e escuro e cubra com um pano de prato umedecido. Deixe por 3 horas. Fica imbatível.

TORTAS
Pode ser torta de frango, palmito, legumes. Elas ficam gostosas também quando servidas em temperatura ambiente. Lembre-se de cortar em porções individuais.

SALGADOS ASSADOS
Kibe, pão de queijo, pastel de forno, biscoito de polvilho. Até hot dog dá para fazer assado.

BISNAGUINHA COM GELEIA
A turma lá de casa adorava. Sabe bisnaguinha? Então, corte-a no meio, passe requeijão nos dos lados e depois coloque uma suculenta porção de geleia de morango ou amora ou framboesa. Uau, você não vai acreditar como fica gostoso.

MIX DE CASTANHAS E FRUTAS SECAS
Cai superbem também mix de castanhas e frutas secas que você mesma pode montar cada porção, de acordo com o número de participantes.

FRUTAS
Uva, maçã, pera, abacaxi, sempre cortados. Se for verão, as refrescantes como melancia, melão e abacaxi são perfeitas.

BOLO
Um bolinho sempre vai bem, pode ser de laranja (veja a receita da Angelica Spinola), chocolate, formigueiro, destes bolos caseiros, mas lembre-se de cortar em quadrados para facilitar.

BEBIDAS
Sucos, água, água de coco

O que não pode faltar:
– guardanapos
– talheres de plástico (se for servir algo que precise deles)
– copos descartáveis
– sacos para lixo
– almofadas para sentar, se você for a um lugar que não tem mesa com bancos
– álcool em gel ajuda bastante
– bolsa térmica para deixar as bebidas geladas.

IMPORTANTE:
Não deixe nenhum rastro da passagem pelo local do piquenique: canudo, tampinha, guardanapo usado, resto de comida. Para isso, leve bastante saquinho plástico para jogar tudo fora.

Taí, vou fazer este programa num destes fins de semana, com meus netos caninos, será que rola?

Leia mais:

Dicas de parque para Dominiques em São Paulo. Veja!
Leila Diniz uma inspiração em forma de frases sacanas

Marot Gandolfi
Marot Gandolfi

JORNALISTA, EMPRESÁRIA, AMANTE DE GENTE DIVERTIDA E DE CACHORROS COM LEVE QUEDA PARA OS VIRALATAS.

2 Comentários
  1. Minha amiga amada! Sortuda eu sou por ser uma das três amigas e pertence ao memorial das tuas lembranças no inesquecivel Pic Nic. Fui ontem com minha Familia lá no Jardim Botanico! E como um filme, consigo nos ver correndo pulando e brincando. O que tinha aquele dia para ter nos marcado taaaaaaaaaaaaaanto e de maneira tão PRESENTE.

  2. Biba querida,

    A vida nos presenteia com estes momentos que ficam gravados em nossa memória e nossos corações! Temos que agradecer todo santo dia pela oportunidade que tivemos de viver intensamente aquele passeio que nos marcou para resto de nossos dias!

    Beijo enorme

Comentar

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.
CADASTRO FEITO COM SUCESSO - OBRIGADO E ATÉ LOGO!
QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.
CADASTRO FEITO COM SUCESSO - OBRIGADO E ATÉ LOGO!
QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.
CADASTRO FEITO COM SUCESSO - OBRIGADO E ATÉ LOGO!
QUER MAIS CONTEÚDO ASSIM?
Receba nossas atualizações por email e leia quando quiser.
  Nós não fazemos spam e você pode se descadastrar quando quiser.