Casa nova é tudo de bom. Novos ares, novas cores, novos ângulos e perspectivas.
A mudança não é só o dia de transportar tudo que você tem na vida de um lugar para o outro. Começa antes, bem antes e, cá pra nós, o trabalho pesado tem início ai, quando a gente vai mexer nas caixas, gavetas, papéis, fotos… O cúmulo da prática do desapego.
Às vezes, as dores são revividas e acabam justamente neste momento, uma espécie de terapia. E quantos sabores deliciosos, fotos dos filhos ainda pequenos, cartinhas de amor, ingresso de show, quase que dá para sentir a alegria de viver estes momentos novamente.
Fiz uma lista sobre as Dores e Sabores de uma mudança, veja se você concorda:
1 – Roupas – Sessão desapego. A dor dilacerante de dar aquela pantalona que você ama (e não sai de moda), porque não entra mais no seu quadril há 5 anos. Insiste em guardar, afinal a esperança é a última que morre.
2 – Tralhas – Sabe aquele quadro guardado no depósito há mais de 10 anos? De lá pra cá você já pintou a sala 3 vezes e o danado continua lá? E os enfeites que você já não suportava mais? Pois é.
3 – Papéis – aiQhorror – quanta inutilidade. Contas de 8 anos atrás, documentos que não tem mais valor algum, bilhetes, cartas, missivas, testamentos do tataravô que você nem sabe o nome.
4 – Fotografias – Você tem fotos de cidadãos que nem sabe quem são? Tá bom, provavelmente um antepassado seu. Você já ouviu que “dá azar” rasgar fotos? O que fazer então com foto de quem a gente não conhece?
5 – Sujeira – Sabe qual é o cúmulo da vergonha? O cara da mudança tirar seus quadros e móveis, aqueles pesados e encostados na parede, e constatar que sua casa é imunda. O olhar dele a condena! aiQvergonha.
6 – Suas mãos e unhas ficam um verdadeiro caco. Palmas ásperas e unhas em ordem decrescente, uma grande, uma média, uma pequena e as que sobraram foram ruídas.
7 – Dor nas costas? Isso é para os fracos. O evento merece um ciático inflamado e uma hérnia de disco daquelas de ficar na lembrança por meses a fio.
8 – Mas fala a verdade, tem algo mais gostoso do que dormir num quarto novo? E acordar num quarto novo? É uma delícia abrir os olhos e enxergar uma nova perspectiva. Melhor ainda se os lençóis também forem novos.
9 – E marcar aquela massagem relaxante com sua massoterapeuta (a minha é a Dayse, fantástica e com uma energia pra lá de boa) e depois entrar no banho no banheiro novo (ducha estalando de nova!). A perfeita recompensa pelo trabalho surreal que você teve nos últimos dias.