Estes dias eu aprendi a diferença entre o comer emocional e o comer emocionado. Fazer essa distinção é um detalhe que talvez tivesse passado despercebido, se não fosse esse tempo de ansiedade e incertezas. A comida emocional não serve para satisfazer a fome. Recorremos a ela para conforto, alívio do estresse ou como uma recompensa.
Já o comer emocionado é aquele que faz a gente se sentir bem por conta de toda a circunstância, seja porque estamos num encontro com amigos, em um jantar ou uma festa. Ficamos mais relaxados e podemos até exagerar um pouco. A comida tem esse poder, né, de nos unir socialmente.
Antes de tudo, em tempos de pandemia, eu não tenho coragem (ou vontade) de escrever sobre dicas para controlar a ansiedade e a vontade de comer. Eu não estou conseguindo me controlar. Além disso, não temos a opção de sair pra almoçar em restaurante e também não dá para pedir delivery todos os dias.
Tomei a decisão de selecionar melhor o que eu compro (exclui chocolate da lista!) e as receitas que vou fazer. Infelizmente não não tenho encontrado uma variedade grande de produtos, mas consigo muito bem me virar com os que tenho acesso. Neste caso, eu fiz uma listinha de pratos mais leves para cozinhar, também estou abusando das verduras e legumes.
Além disso, eu selecionei várias opções de lanches light para o meio da manhã e da tarde. Quando eu quero matar aquela fominha, pelo menos as minhas opções são mais leves ou naturais. Tem receitas doces e salgadas porque, afinal, ninguém é de ferro, né. Tirei as ideias do Pinterest!
Top 10 lanches light testados e aprovados!
Uma delícia para petiscar no final da tarde.
Fácil de fazer, uma delícia como opção de lanches para substituir o jantar.
Minha descoberta mais deliciosa. Adoro um queijinho derretido.
Não sou vegana, mas adoro as opções. É gosto e light pra comer a noite.
Fica uma delícia para o café ou o chá da tarde. Gosto com requeijão.
Torta de pão de forma com atum e cenoura
Adoro atum (e sardinha!). Eu dou sempre preferência para o pão integral.
É gostoso e ainda rende petisco para vários dias.
Bolinho integral de maça e especiarias
Um bolinho porque ninguém é de ferro. Eu me controlo bem, mas às vezes dá uma vontade de comer um docinho.
Tenho de ser verdadeira. Não é igual brigadeiro, mas é beeeem gostoso.
Eu simplesmente amo a combinação banana e chocolate. Esse bolinho ficou delicioso.