O desespero para manter uma aparência jovem faz a gente fazer cada coisa, né não? Não à toa, produtos com colágeno já abarrotam as gôndolas dos supermercados. Há opção para todos os gostos e bolsos: balas, cápsulas e bebidas que prometem rejuvenescer, hidratar, purificar e até aliviar o estresse. Só que, vamos falar a verdade, funcionam em pouquíssimos casos. Porque não há uma dosagem suficiente. Simples assim.
A verdade é que para que o colágeno seja bem aproveitado é preciso suplementação, além de associá-lo a uma alimentação balanceada. Porque o organismo precisa de outros nutrientes combinados para que o efeito dele seja eficiente.
Na prática, é preciso uma sopa de letrinhas de vitaminas como A, B e C, entre outras, combinadas. E a medida varia de Dominique para Dominique. É sério!
O que dá pra fazer pra ajudar a natureza é se alimentar bem. Sabia que tem colágeno em alimentos de origem animal como carnes e gelatinas?
Agora estou cansada de ouvir gente anunciando aos quatro cantos que toma colágeno como se fosse o elixir mágico da beleza quando na verdade está mesmo é jogando dinheiro fora. Mas quem sou eu pra eu julgar.
Sempre fui adepta do colágeno e doidinha por qualquer novidade milagrosa. Masssss como eu disse não é tão simples uma reposição eficiente.
Vale a pena?
Sim! Só que não existe receita pronta e generalizada para repor todas as perdas que ocorrem com o passar dos anos. Amiga! Cada uma tem um estilo de vida…
Um programa alimentar precisa ser individualizado e reavaliado regularmente. Por isso, vale muito a pena procurar orientação de especialistas. Uma nutricionista ou uma dermatologista vão dar a medida ideal.
É claro que o colágeno é de extrema importância pra gente! Ele garante força e mobilidade para diferentes partes do corpo porque é um composto de proteínas presente na estrutura humana. Mas vai deixando de ser produzido gradativamente com o passar dos anos.
Sua principal função é dar suporte e sustentar a estrutura da pele, prevenindo a flacidez e o aparecimento de rugas.
Então, além de deixar a pele mais firme e bonita, o colágeno também é importante para a função de sustentação das células, atua na cicatrização e contribui para a integridade e o funcionamento normal dos ossos, músculos e cartilagens.
Mas a derrocada começa cedo: a partir dos 30 anos a produção pelo organismo cai, em média, 1% ao ano. E, depois dos 50 anos, a perda é mais acelerada, principalmente nas mulheres.
Sabe quando o contorno do rosto começa a mudar? Pois é! É nessa hora que dá pra perceber que o processo acelerou. As rugas aparecem e as bochechas e pálpebras parecem cair.
Então, sabendo disso tudo, eu decidi não abrir mão do meu coquetel de cápsulas matinais.
E vocês? Têm algum tipo de receita milagrosa para se manter bem?