Cuidado e delicadeza muitas vezes estão nos pequenos gestos. Eu sempre gostei de praticar pequenas gentilezas. Por isso adorei a história da anfitriã de um almoço que deixou na mesa leques individuais para as convidadas. Só quem vive e tem sabe o sufoco dos calores repentinos. Achei delicado e fiquei pensando se poderia fazer um leque para presentear algumas amigas.
Minha experiência deu certo! Consegui criar um leque simples, usando só materiais que temos em casa. Dá um trabalhinho. Bom… mas para mim isso se chama artesanatoterapia. Tudo junto, mesmo. Sabe a vida de trabalhar no computador o dia todo, de acessar redes sociais, de assistir séries de TV? Tudo isso é em tela. Eu preciso fazer algo pra me desconectar. Artesanato é a minha terapia. Trabalha o manual, a criatividade, as cores… eu amo!
Vou descrever abaixo o passo-a-passo do trabalho:
O material é simples e barato. Eu usei:
- 1 folha de papel colorplus colorido 180 gramas;
- Palitos de sorvete;
- Miçangas coloridas;
- Linha de bordado
- Ilhós
A etapa mais trabalhosa é marcar a folha. O papel A4 mede 21cm x 29,7. No lado maior, eu fiz uma marcação de aproximadamente 1 centímetro para criar a sanfona. Sobrou um pouquinho e eu corte o excesso. Depois, fiz uma marcação a cada 7 centímetros. Cortei em três pedaços, e depois juntei todos em fileira.
O passo seguinte foi passar a linha de bordado por toda uma lateral. Depois de várias tentativas esta solução foi a mais eficiente para fechar o papel no formato redondo do leque. Usei uma agulha grossa, por isso ficou superfácil para passar o a linha. Em seguida, fiz um fio usando miçangas e outras pedrarias que já tenho em casa. Usei linha de elástico e fixei o fio com o ilhós.
Por fim, colei o palito nas laterais do papel. A parte de cima é a sem costura. Para o papel, eu usei cola de scrapbook que não deixa marcas ou manchas. Para fixar os palitos eu usei cola de silicone, que é bem mais forte.
Fechado, o leque fica pequeno e é bem delicado. Dá pra carregar em bolsinhas pequenas. Para abrir, é só girar o palito para a outra direção. Fiz algumas opções mais simples, e uma outra com detalhes na borda. Curtiu?
Adorei a ideia de confecção dos leques, simples, criativa e cheia de boas intenções. Aliás adoro ganhar leques e já comecei a presenteá-los também.
Adorei suas dicas de personalizar as decorações.fiz de pernas de calça jeans suporte para papel higiênico e colocar sacolas de compras para o lixo.parabens pelo seu trabalho.bnhos