Fale a verdade, quando você viu esta foto achou que era a região da Toscana, na Itália, ou Provence, na França, não foi? Mas pasme, é aqui no Brasil, a 223 km de São Paulo e cerca de 1h15 de Paraty.
Com apenas 3 horas de viagem, partindo de SP, é possível viver uma experiência única e inusitada neste município encravado nas montanhas da Serra do Mar. Cunha, é uma pequena cidade com características muito especiais, tanto geográficas, como históricas e culturais, famosa pelas cachoeiras e cerâmicas vitrificadas.
Há flores de lavanda durante o ano inteiro. São 40 mil pés plantados e cerca de 10 mil em plena floração. As plantas mais novas levam cerca de 8 meses para florescerem e estarem em ponto de poda.
As principais moradoras dos campos de lavanda são as siriemas e abelhas, afinal as flores são um banquete dos deuses para elas.
Em qualquer época do ano os campos são lindos, floridos e perfumados, porque a poda é rotativa: toda semana são podados 300 pés que florescem em 3 ou 4 meses.
O Lavandário promove passeios entre as plantações em áreas demarcadas, não se pode andar no meio das plantas. Eles levam a sério o compromisso com o meio ambiente, protegendo as áreas naturais, preservando a fauna e flora silvestres.
Uma loja logo na entrada traz uma grande variedade de produtos cosméticos e gastronômicos, indicados para a saúde das pessoas e cuidados com a casa, como o mais puro óleo essencial de lavanda, do latim lavare, “lavar”, usado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e também como calmante, relaxante e alívio das dores. Há ainda lavandas orgânicas recomendadas para uso em culinária pelo seu perfume mais seco.
O Lavandário é um dos lugares mais visitados pelos turistas, recebendo cerca de três mil pessoas nos finais de semana.
Não são só as plantações de lavanda que atraem os turistas. Cunha é conhecida por ser um importante pólo de arte cerâmica do Brasil e da América do Sul. A cerâmica faz parte da história da cidade que começou esta atividade em 1975 e grande parte da população vive da produção ou comercialização de artefatos e peças de arte.
Os ateliês são abertos para visitação a partir das 9h00 e oferecem uma enorme variedade de peças.
Para mais informações: www.cunhatur.com.br ou www.lavandario.com.br
Grato por apresentar esta jóia cheirosa, cara Marot Gandolfi!
Bom trabalho, abraço,
Rubens Turkienicz
email: [email protected]
Que bom que gostou Rubens! Se vc tiver uma dica de algum lugar me fale, a gente adora descobrir lugares diferentes e que merecem uma visita. Beijo