Eu sempre fui muito ansiosa e a ansiedade me atrapalhava muito a vida em todos os sentidos. Sentia que queria TUDO ao mesmo tempo e acabava não absorvendo nada das experiências que a vida me trazia. Eu era ávida de conhecimento e achava que tinha que acelerar para dar tempo de adquirir tudo integralmente. Até que experimentei respirar no Yoga.
Foi um divisor de águas! Parecia que eu tinha ficado mais lenta e, por conta disso, o mundo também estava lento. Comecei a perceber que assimilava muito mais informações e tinha mais tempo para tudo que estava buscando. Eu me apaixonei pela filosofia do Yoga.
No início, eu tinha muita energia e comecei com Ashtanga Yoga. Uma prática bem intensa, cheia de fogo interno, para quem gosta de suar, superação e fluidez. Sempre amei trabalhos de corpo. Fui bailarina, atleta de natação e de esportes radicais quando apresentei programas de TV.
Naquela época, causei várias lesões graves em meu corpo, ficando com um joelho sem ligamentos cruzados e lesões na coluna cervical e lombar. Em um acidente em alto mar, eu quase fiquei tetraplégica com lesão grave de medula. Fui diagnosticada por cinco médicos que me proibiram de fazer esportes e Yoga.
Uma voz sábia me dizia que eu tinha que praticar Yoga e logo apareceu um método perfeito para corpos lesionado. Eu me formei em Iyengar Yoga, usando o meu próprio corpo como laboratório. Resultado: lesões curadas. A sensação de bem estar e a ausência de dor, um raro estado, me levaram ao nirvana.
Assim é quando o Yoga entra em nossa vida. Muda tudo para o melhor, mesmo que para isto seja preciso encarar os demônios internos. E não para por aí. O Yoga vai se transformando dentro da gente. Já pratiquei também Yoga Gravitacional, um belíssimo trabalho de cor (força central do corpo) para corpos lesionados.
Hoje, após 28 anos de Yoga, pratico e leciono Yoga Livre e Yoga Terapia. Sei que esta filosofia nos prepara para tudo na vida. Educa o ego, nossa criança ferida, e nos mostra não só através das ásanas (posturas), mas através da respiração, por onde devemos caminhar. Tomamos consciência de nossa Alma Pura, sem as máscaras que nos obrigam a nos escondermos até de nós mesmos. Yoga traz a coisa mais misteriosa e inatingível, que é o EU verdadeiro à tona.
Literalmente o Yoga nos conduz à plenitude do ser terreno e celestial. Indico a todas as Dominiques que desejam um mergulho dentro de si.
Leia Mais:
Fazer crochê (ou tricô) é medicina preventiva!
10 regras para a felicidade (segundo os japoneses)
Daniela, seu depoimento me estimulou pra tentar a yoga como terapia para dores na lombar e joelhos. Poderia me passar telefone e endereço de contato. Obrigada.
Patricia.
Excelente professora. Linda energia!