Vasos de plantas ou jardineiras com temperos são perfeitos para fazer sua primeira horta em casa, seja para decoração ou para o uso no dia a dia. Eles são ideais para quem – como eu – não tem muita intimidade com o cultivo. E o melhor: não precisa ter espaço grande.
Depois de uma série de fracassos já vou logo avisando que a forma mais fácil de começar é plantando temperos para cozinhar. Porque são ervas bem comuns, fáceis de encontrar e cujo trato é mais simples. Ou seja, não requer grandes habilidades de uma jardineira de primeira viagem.
Se você tem dúvidas sobre o que plantar na horta em casa, eu te conto os segredinhos das minhas cobaias. Eu selecionei as mais comuns para esse tipo de cultivo e que podem servir de ponto de partida para um futuro jardim repleto de plantas de todos os tipos!
Manjericão
O manjericão é uma planta muito versátil, utilizada em diversos pratos e muito comum em algumas regiões do Brasil. Ele se adapta muito bem a climas mais quentes e gosta de bastante sol. Para mantê-lo em casa, é preciso regá-lo constante e moderadamente. Uma dica importante: as flores do manjericão “roubam” a força da planta e devem ser cortadas.
Alecrim
De origem mediterrânea, o alecrim é uma planta rústica e que vive muito bem em climas quentes e terrenos mais arenosos. Na horta em casa, ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É comumente utilizado em preparos de carnes e é um coringa na horta da cozinha.
Hortelã
Erva extremamente aromática que vive bem em áreas com um pouco menos de sol, é uma ótima opção para a horta em casa. Sua raiz, que se espalha rapidamente, e seu aroma forte podem prejudicar o crescimento de outras plantas. Sendo assim, o ideal é que a hortelã seja plantada em um vaso ou espaço separado de outras plantas.
Orégano
Orégano lembra… pizza! Mas este tempero também dá um toque especial a assados e molhos. Para a horta em casa, é bom saber que ele adapta-se muito bem a climas mais amenos, mas não abre mão do sol. Assim como o manjericão, o orégano gosta de regas moderadas e constantes.
Pimenta
A culinária brasileira é recheada de diversas preparações utilizando a pimenta. A infinidade de espécies também permite que você tenha uma horta na cozinha só de pimentas. Cá entre nós, bom para espantar o mau olhado. A pimenta também precisa de um espaço isolado na horta em casa, pois ela também pode prejudicar o desenvolvimento de espécies mais frágeis e que estejam ao seu lado.
Salsa
Outro tempero muito comum na culinária brasileira é a salsa, que gosta de climas mais amenos e suporta bem ambientes com menos sol em que haja um pouco de sombra. Então, tenha em mente que a salsa gosta de solos com boa drenagem e irrigação constante.
E então? O que achou? Pronta para botar as mãos na terra?