Quem diria que algumas cidades entre São Paulo e Minas Gerais, no meio da Serra da Mantiqueira, despontariam com vinícolas muito interessantes. Isso sem contar alguns ótimos vinhos. O enoturismo está crescendo bastante na região. O passeio vale muito a pena, tanto pelas paisagens, quanto pelas degustações. Que tal programar uma viagem para lá?
Mas antes quero contar o que aconteceu nesta região e como as videiras floresceram por lá. Um dos fatores foi a temperatura mais amena, como é na região sul. Mas o que determinou o sucesso da empreitada foi uma inversão no modo de produção do vinho.
Na maior da América do Sul, as videiras hibernam durante o inverno e a partir da primavera – ou seja setembro – começam a produzir. A colheita é feita no outono. Na Mantiqueira, acontece exatamente o contrário. A planta começa a brotar em fevereiro, floresce em março e amadurece entre maio e junho. A colheita é feita entre os meses de julho e agosto.
Esta técnica já era adotada no plantio do café, o cultivo predominante da região. Agrônomos adaptaram o método da poda dupla para as videiras e deu certo. Outro fator que colaborou nesta inversão foi a temperatura. O inverno é seco, com dias quentes e noites muito frias. O calor ajuda a elevar o nível de açúcar e, consequente, de álcool na bebida. Amplitude térmica traz complexidade aromática interessante.
5 vinícolas para você visitar
Estrada Real
A vinícola está localizada na cidade mineira de Três Corações. O primeiro vinho foi o Primeira Estrada, com a uva Syrah. As visitas na adega são mediante agendamento. (site)
Guaspari
A vinícola está na cidade de Espírito Santo do Pinhal, do lado de São Paulo na serra da mantiqueira. É um empreendimento recente, começou a vender vinhos em 2014. Mas já acumula prêmios pela qualidade dos vinhos. A vinícola ganhou medalha de ouro por dois anos consecutivos no Decanter World Wine Awards. Além da degustação, a fazenda é cheia de atrações. (site)
Maria Maria
A fazenda, localizada em Campos Gerais, divide a produção café e vinho. A vinícola se chama Maria Maria em homenagem ao cantor Milton Nascimento, amigo do proprietário. Já os vinhos levam o nome das mulheres da família. Conta com alguns vinhos premiados. (site)
Casa Geraldo
Fica na cidade mineira de Andradas, foi uma das primeiras propriedades a investir no cultivo da uva. Hoje, é a maior produtora da região. A vinícola também é uma das mais completas em opções em enoturismo. (site)
Luiz Porto
Localizada na cidade mineira de Cordislândia, a vinícola adicionou tecnologia a sua produção ao trazer equipamentos importados. Também utiliza barricas de carvalho francês e americano. O cultivo foi feito com uvas importadas de Bordeaux, na França. (site)
Que passeio incrível, não é verdade?
olá estou indo pra Andrada conhecer a Casa Geraldo, essas outras vinicolas ficam muito distantes?
Tem alguma indicação?