Éramos um grupo de arte, composto por professores de história da literatura, de desenho, de arte.
A confusão teve início, quando abordamos o grupo sobre a visita ao mausoléu de Lênin.
– Querem visitar?
– Sim, não, talvez, de jeito nenhum, evidentemente, não sei, tanto faz…
E em meio as correspondências trocadas com a Rússia, algum mal-entendido aconteceu, já que Lênin e Stalin jogavam xadrez juntos.
Eis que nos deparamos com um passeio pra lá de estranho, principalmente pelo perfil do grupo, ávidos por museus mais tradicionais do que o que acabamos visitando.
Então, chegamos ao Bunker de Stalin!
Como é que é camarada?
Construído nos anos 30 pelo líder da então USSR, Joseph Stalin, o disfarce foi um campo de futebol tendo o bunker bem abaixo e com ligação direta ao Kremlin por um túnel de 17 km.
Ali foi feita uma reunião, em 1941, para decidir se os russos deviam ou não deixar Moscou. Fala-se muito do bunker de Hitler, mas e não é que Stalin fez um para ele também?
Ultravery escondido do público, hoje, transformado em museu, é possível apreciar documentos e objetos originais e verificar o local do jeito que foi deixado desde então.
Além do escritório do próprio, há uma interessante sala de reuniões com uma acústica especial: quem fica ao centro consegue ouvir os cochichos de todos a sua volta! Obviamente testamos a engenhoca.
Dá para imaginar que tudo isto está abaixo de um campo de futebol? Fico imaginando se nos anos 30 era assim, hoje deve haver cidades inteiras “subterraneamente” secretas!
Foi uma visita imprevista e um imprevisto e tanto! A sensação foi a de uma viagem através do túnel do tempo e a ativa participação em um daqueles filmes sobre a União Soviética.
Para quem gosta, vale uma visitinha se estiver em Moscou! Há também um antigo refeitório onde hoje é alugado para almoços e jantares corporativos…#bizarro!
A Cynthia Camargo escreveu um Guia sobre Paris bem bacana e atualizado, veja neste link
Incrível a visita da Cynthia ao bunker de Stakin, você teria coragem de ir?
Leia Mais:
A Rússia por uma Dominique! O país da Copa do Mundo – Capítulo I
A Rússia por um russo, Uma visão diferente do país dos Czares Capítulo II