Eu sempre ouvi falar muito bem sobre a granola. Médicos e nutricionistas propagam os benefícios para a saúde. Já quem consome adiciona ainda mais vantagens como ser saborosa ou mesmo versátil, pois é possível combinar com diferentes alimentos. Mas eu levei muito tempo até adicionar a granola no meu dia a dia por alguns motivos.
A granola é uma mistura de cereais, grãos integrais, frutas secas e oleaginosas. Também pode conter mel ou açúcar. É um alimento que reúne uma boa quantidade de nutrientes bons para nossa saúde e o funcionamento do organismo. Uma porção pequena de granola pode conter carboidratos bons, vitaminas, minerais e gorduras.
Mas eu nunca gostei da versão comercial, que a gente compra no supermercado. Como qualquer alimento industrializado, a gente sempre fica em dúvida se é mesmo tão saudável assim. Pode realmente não ser, dependendo da quantidade que tiver de gordura (saturadas ou trans), açúcar, sódio ou conservantes. Também não gosto de alimentos muito doces.
Uma receita especial
Comentei sobre as minhas restrições com uma nutricionista, que compartilhou uma receita de granola muito fácil de fazer. Claro que fiz as minhas adaptações. Reduzi bastante a quantidade de açúcar. Eu me empolguei, quase comprei toda a loja de produtos naturais!
Olha só os ingredientes que eu escolhi. Você vai ver que a maioria deles usei apenas meia xícara, ou cerca de 50 gramas. Apenas a aveia em flocos que adicionei um pouco a mais, quase 2 xícaras inteiras.
É preciso colocar um pouco de óleo para aglutinar tudo. Escolhi o óleo de coco. Foi a primeira vez que optei por esse ingrediente e, por mais que a vendedora tenha me “vendido” que não tem sabor de coco, eu achei que deixou um resquício pequeno sim. Usei frutas mais azedinhas, que eu amo, então adicionei apenas um pouquinho de mel para dar tom adocicado, mas não ficar açucarado demais.
Modo de fazer
Depois de misturar tudo em um recipiente de plástico, adicionei o óleo de coco e o mel. Não ficou tão grudado assim, mas ok. Passei tudo de novo para uma forma para ir ao forno. Usei a temperatura média, que pode variar de fogão pra fogão. Não pode ser muito quente, tá. Ficou mais ou menos 20 minutos, porque eu não queria que ficasse torrado demais.
Depois de torrado, deixei esfriar e só então misturei as frutas. Coloquei num pote plástico do tipo farinheira, para facilitar despejar. Essa minha receita deu mais ou menos uns 800 gramas de granola. Estou adorando. Muitas vezes como antes de ir para a academia ou no final da tarde, para dar aquela segurada na fome! Sabe que muitas vezes não fico com vontade de jantar?
Nasceu em 1964. Ela tem 55 anos, mas em alguns posts terá 50, 56, 48, 45. Sabe porque? Por que Dominique representa toda uma geração de mulheres. Ela existe para dar vida e voz às experiências, alegrias, dores, e desejos de quem até pouco tempo atrás era invisível. Mas NÓS estamos aqui e temos muito o que compartilhar. Acompanhe!
Muitas pessoas fazem boca torta quando se fala em sopa, pensam que é comida para doente. Mas tem tanta sopa supergostosa, saborosa e nutritiva que é uma bobagem associar sopa e chá à doença. Muito ao contrário, se você usar a criatividade, as sopas podem ser extremamente saudáveis, além de serem uma refeição completa.
Pesquisei uma série de receitas e testei algumas, você não acredita no sucesso que fizeram!
E, ainda, coloquei minha imaginação em ebulição e acrescentei em algumas delas ingredientes que não faziam parte da lista. Ficaram ótimos.
Sem falar no inverno que está chegando (a Maspassa agradece!).
Espero que você goste.
Creme de mandioquinha com carne seca
Ingredientes:
1kg de mandioquinha em pedaços
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 vidro de leite de côco (200ml)
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
1 caixa de creme de leite (200g)
Cebolinha picada para polvilhar
Método tradicional para dessalgar a carne seca:
Pegue a carne seca (não é o charque), lave em água corrente, corte em cubos, coloque água (5 xícaras para 500 gramas), cubra com papel filme e deixe de molho por 24 horas.
No dia seguinte, tire a água que ficou de molho, coloque a carne em uma panela de pressão, cubra com água e deixe por 10 minutos até a pressão subir. Escorra a água da panela, coloque 3 xícaras de água com a carne e volte a panela para o fogo, deixando 10 minutos após subir a pressão.
Retire a panela do fogo, guarde a água para outras receitas e coloque os cubos da carne em uma batedeira ou liquidificador para ficar desfiada.
Método rápido para dessalgar a carne seca:
Coloque os cubos de carne em uma panela, cubra com água fria e acrescente duas colheres de sopa de sal. Leve ao fogo algo. Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue o fogo. Mexa bem, retire a carne e jogue fora a água.
Modo de fazer o creme de mandioquinha com carne seca
Cozinhe a mandioquinha em água e sal até amaciar. Deixe amornar e bata metade no liquidificador com a própria água do cozimento. Junte o leite de côco e o caldo de legumes por 2 minutos. Reserve.
Em fogo médio, aqueça uma panela com a manteiga e frite a cebola até murchar. Junte a carne e refogue por 3 minutos.
Separe um pouco da carne para decorar. Despeje a mandioquinha batida e a restante sem bater na panela e cozinhe até ferver. Misture o creme de leite, sal, pimenta e desligue. Transfira para sopeiras, decore com a carne desfiada e polvilhe com cebolinha.
Sopa de mandioquinha com músculo
Ingredientes:
350g de músculo ou paleta em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
1 litro de água
1 folha de louro
3 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos
2 xícaras de cenoura em rodelas
Sal
Pimenta
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picados
Cebolinha.
Modo de fazer sopa de mandioquinha com músculo:
Aqueça o azeite, coloque a carne temperada com sal e deixe dourar. Acrescente a cebola e o alho, refogue. Adicione o louro, a mandioquinha, cenoura e tempere com sal e pimenta. Cubra com água e deixe cozinhar. Finalize com a cebolinha.
Sopa de grão de bico com linguiça
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de grão de bico
4 colheres (sopa) de azeite
300g de linguiça toscana aferventada em rodelas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 talo de salsão picado
1 colher (café) de cominho em pó
1 tomate picado
2 litros de água
1 cubo de caldo de carne
2 batatas em cubos
1 cenoura em rodelas
Sal, cheiro-verde picado, páprica picante e noz-moscada ralada a gosto
Modo de fazer:
Deixe o grão de bico de molho por 3 horas. Escorra e reserve.
Em uma panela de pressão, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a linguiça até dourar. Retire e reserve.
Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, o salsão, o cominho e o tomate por 3 minutos.
Junte a água, o caldo de carne, o grão-de-bico escorrido, tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 15 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Retire metade do grão de bico com o caldo do cozimento, reservando um pouco para decorar e bata no liquidificador até ficar cremoso. Reserve.
Volte a panela ao fogo médio e cozinhe os legumes, o caldo batido, sal, páprica e noz-moscada até a batata e a cenoura amaciarem.
Desligue e acrescente a calabresa e o grão-de-bico reservados. Polvilhe com cheiro-verde.
Sopa de legumes
Ingredientes:
2 batatas grandes em cubos
6 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho branco seco
250 g de cogumelos frescos
2 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de azeite
Salsa
Sal
pimenta do reino
noz moscada
1 cebola em cubos
Modo de fazer:
Refogue o alho e a batata. Cozinhe no caldo de legumes com um pouco de sal e depois bata no liquidificador.
Refogue a cebola, acrescente os cogumelos e o vinho branco. Deixe evaporar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte com a batata batida e finalize com salsa picada.
Sopa de feijão
Ingredientes:
300 g de feijão (tipo carioca)
2 litros de água quente
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado
200 g de carne magra (tipo músculo) cortada em cubos pequenos
½ cenoura cortada em cubos pequenos
½ chuchu cortado em cubos pequeno
½ abobrinha (tipo brasileira) cortada em cubos pequenos
Sal
Salsa
Modo de fazer:
Deixe o feijão de molho em 1 litro de água quente por 30 minutos. Despeje o feijão com a água em uma panela de pressão, acrescente mais 1 litro de água quente e deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja bem cozido.
No liquidificador bata metade dos grãos, volte para a panela e reserve.
Em outra panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, acrescente a carne e cozinhe por 15 minutos. Em seguida cozinhe os legumes até ficarem macios. Acrescente a carne com os legumes cozidos ao feijão, adicione o sal, misture e deixe ferver. Finalize com salsa picada.
Sopa com omelete
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100 gramas de bacon picado
1 cebola pequena
2 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos
1 cenoura cortada em cubos
300 gramas de mandioquinha cortada em cubos
2 talos de salsão (ou aipo) cortados em pedaços
750 caldo de legumes
3 ovo
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de margarina
150 gramas de macarrão para sopa cozido
1 colher (sopa) de salsa (ou salsinha) picada
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
Em uma panela aqueça o azeite e doure o bacon. Retire o bacon e reserve.
Na mesma panela refogue a cebola e o tomate. Junte a cenoura, a mandioquinha, o salsão e aos poucos acrescente o caldo de legumes fervente e cozinhe até os legumes ficarem bem macios.
Bata os ovos com o leite, o sal e a pimenta. Em uma frigideira grande e antiaderente aqueça margarina e faça a omelete fina. Deixe dourar dos dois lados e corte em pedaços.
Sirva a sopa bem quente com o macarrão e os pedaços da omelete.
Salpique a salsa e o bacon reservado.
Caldo de milho
Ingredientes:
5 espigas de milho
1 unidade de gengibre com 7 cm aproximadamente
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 xícaras (chá) de leite quente
sal a gosto
noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Descasque e rale o gengibre, depois reserve. Cozinhe o milho em água com sal até que fique macio.
Com uma faca, corte o milho das espigas e bata no liquidificador com 1/2 xícara (chá) da água do cozimento.
Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente e junte o gengibre.
Adicione o milho, mexa e acrescente o leite. Cozinhe até engrossar.
Tempere com o sal e a noz moscada e sirva imediatamente.
Sopa de tomate, maçã e curry
Ingredientes:
1 kg de tomate maduro
1/2 colher (chá) de curry (ou caril)
2 unidades de maçã grandes
200 ml de creme de leite light ou iogurte desnatado
5 pitadas de sal
Modo de fazer:
Em uma panela, coloque o caldo de legumes, o tomate e o curry deixando cozinhar.
Retire da panela, bata no liquidificador e passe por uma peneira. Retorne para a panela, acrescente o creme de leite light e o sal.
Sirva em tigelinhas decorando com um cubo de maçã espetada em palito longo. Fica um charme!
Sopa de carne
Ingredientes:
500 gramas de músculo
5 tomates sem pele
4 colheres de manteiga
Azeite
Pimenta
Sal
Cebola
Queijo ralado
Modo de fazer:
Faça um refogado com os tomates e a carne no azeite. Acrescente 2 litros de água, sal, pimenta e deixe ferver até a carne ficar macia. Acrescente a manteiga e mexa bem. Sirva quente e rale o queijo na hora (dá muito mais sabor).
Você conhece alguma receita de sopa perfeita para o inverno? Coloca nos comentários!
Este dias eu li que o isolamento social imposto pela pandemia está relacionado ao aumento do consumo de álcool. E não cresceu só no Brasil não. Você acredita que já colocaram até apelido: “quarentinis” ou os drinks da quarentena. Por aqui não há exageros, mas tenho tomado ótimos vinhos com a curadoria da minha amiga Patricia Brentzel.
A Pat é sommelière e conhece muuuuito de vinho. Além de recomendar os melhores vinhos, ela sempre me incentiva a experimentar novas uvas ou marcas. É ótimo porque faço cada descoberta com ela que às cegas não compraria.
Ela continua firme e forte nesse período de isolamento social e criou a campanha Beba Bem em Casa. A Pat garimpa os melhores vinhos, compartilha as novidades pelas redes sociais e quem compra recebe o produto em casa.
Além do universo do vinho, a Pat conhece e tem várias dicas bacanas sobre outras bebidas. Estes dias eu a vi compartilhando ideias incríveis para drinks. Foi aí que eu pedi a ela para desenvolver o drink Dominique, especial para nós. Ela topou o desafio, mas não criou apenas um, enviou 9 receitas de drinks para agradar a todos os gostos das Dominiques. E tem mais: algumas bebidas são legitimamente brasileiras (e não é cachaça)!
Dominique Hip Drink
O Dominique Hip Drink é feito com Gin. Já falei várias vezes aqui o quanto adoro essa bebida. A tônica traz uma leveza, então não fica um drink tão forte. Adorei o toque final do anis estrelado.
50ml de Gin
20ml de Curaçau Blue
30ml de xarope de açúcar (opcional)
tônica
gelo
1 ou 2 anis estrelado para decorar
Kiro
Eu não conhecia o Kiro, que é um switchel brasileiro. É uma bebida não alcoólica à base de gengibre, mel, vinagre de maçã e água. É super versátil porque podemos criar drinks sem álcool. Seguem duas receitas:
Kiro Paixão (não alcoólico)
250ml de kiro
1 colher de polpa de maracujá
1 raminho de hortelã
gelo
Kiro & Jack
200ml de kiro
50ml de jack daniel´s
1 rodela de laranja bahia
gelo
Quetzalli
Outra bebida que eu desconhecia. O Quetzalli é um cocktail já engarrafado, feito com tequila, maracujá, limão e calda de agave. O agave é uma planta nativa do México, extraído de um cacto. Dizem que o xarope de agave adoça como o mel e tem baixo índice glicêmico. Mas é pra ir com calma, porque engorda!
Quetzalli Cafezin
50ml de Quetzalli
30ml de café
10ml de cointreau
gelo
Quetzalli Margarida (releitura da Margarita)
100ml de Quetzalli
30ml de suco de limão
30ml de cointreau
gelo
TiiV
O TiiV é uma vodka orgânica brasileira, multi-destilada e filtrada, produzido a partir do álcool neutro da cana-de-açúcar. Tão forte quando a vodka tradicional, tem um sabor todo especial. Só provando mesmo para conferir.
Blood Mary
50ml de Tiiv
150ml de suco de tomate
molho inglês e tabasco à gosto
gelo
sal para fazer a borda do copo
Moscow Mule
50ml de Tiiv
20ml de suco de limão
20ml de xarope de açúcar (opcional)
ginger beer
gelo
hortelã para decorar
Virgulino Ferreira
Virgulino Ferreira é uma bebida é feita a partir da fermentação de jabuticabas e fortificada com cachaça. O vermute tradicional, que é à base de vinho, foi a inspiração. Na nossa versão, a uva deu lugar à jabuticaba. É delicioso!
Fondue um não é um prato, mas sim um momento, onde podemos compartilhar a mesma travessa, dividir, saborear, curtir e ficar bem perto das pessoas que gostamos. Todos se servem da mesma panela e para nossa surpresa além das que conhecemos os tradicionais Fondue de queijo e chocolate , podemos surpreender e aumentar o prazer desse momento com opções criativas.
Receita básica de fondue:
Fondue de queijo
1 dente de alho cortado ao meio
300g de queijo gruyere ralado no ralo grosso
200g de queijo emmenthal ralado no ralo grosso
200g de queijo estepe ralado no ralo grosso
120ml de vinho branco seco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada moídas a gosto
O segredo está nos acompanhamentos:
Linguiça fina grelhada
Mini batatinhas
Flor de brócolis cozido
Cogumelos paris cozidos
Pão cortado
Cubos de goiabada para sobremesa
Fondue de Pizza
1,5 kg de tomate
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
orégano
80 ml de azeite
manjericão
sal e pimenta a gosto
Em uma panela , refogar a cebola e o alho no azeite, bater o tomate no liquidificador peneirar e acrescentar no refogado, colocar orégano , sal e pimenta, deixar cozinhar até apurar e ficar levemente grosso.
Na panela de founde esfregar o alho , colocar o molho e 1 galho de manjericão.
Acompanhamentos:
Pão cortado
Focaccia
Mussarela de búfala cerejinha
Queijo coalho cortado
Fondue de queijo de cabra
1 dente de alho
300 grs de queijo cablanca ralado
200 grs de queijo de cabra bolinha
200 grs de pecorino
100 grs de cream cheese culinario
120 ml de vinho branco
Esfregar o dente de alho, colocar o queijo para derreter a aos poucos acrescentar o vinho, temperar com sal e pimenta do reino a gosto.
Chef da Grão Gastronomia (http://graogastronomia.com.br) é formada em Engenharia e Gastronomia.
Sua vida gira em torno da descoberta de novos sabores e combinações, seja no seu cotidiano ou nas suas viagens mundo afora, Sandra está sempre em busca de experimentações gastronômicas.
Vamos falar a verdade, não é fácil cozinhar todo santo dia, ainda mais para quem não domina a arte da gastronomia.
Para facilitar um pouco a vida das Dominiques, pesquisei algumas comidinhas que podem ser facilmente congeladas.
São dicas bem simples e que quebram um galho e tanto no dia a dia:
FEIJÃO
Corte bem picadinho 3 alhos e 1 cebola, juntando 4 folhas de louro. Gosto de refogar com azeite na panela de pressão. Acrescente meio pacote de feijão (500 gramas), sal e pimenta (se for do seu gosto). Coloque água até cobrir ao menos dois dedos acima do feijão e tampe a panela. Depois de levantar a pressão, deixe por aproximadamente 35 minutos.
Você pode turbinar esta receita juntando linguiça e paio em rodelas na hora do refogado. Depois siga o mesmo procedimento.
Deixe esfriar, coloque em embalagens individuais (vendidas em casas de embalagens) e pronto. Você terá feijão por um bom tempo.
Na hora de descongelar, acrescente um pouquinho de água no potinho.
FRANGO DESFIADO
Compre 1 quilo de filé de frango. Lave, tire a gordura, se tiver, e deixe 10 minutos com limão espremido para tirar qualquer cheiro.
Corte 2 alhos e 1 cebola e refogue com azeite na panela de pressão. Acrescente aos poucos os filés de frango e deixe dourar um pouco. Acrescente água até a boca da panela, junte sal e deixe cozinhar depois de levantar a pressão por 40 minutos.
Espere esfriar, escorra a água, coloque uma tampa comum na panela e sacuda vigorosamente. É incrível, o frango fica todo desfiado.
Depois de separar em potinhos individuais, leve ao congelador.
Em um dia você pode misturar com requeijão, no outro com molho de tomate, no outro com creme de leite ou simplesmente puro!
Ideal para rechear panquecas, tapiocas e pastéis de forno.
ARROZ INTEGRAL COM ARROZ NEGRO
Refogue 1 dente de alho e 1 cebola picadinhos no azeite em um panela. Junte 350 gramas de arroz integral e 150 gramas de arroz negro. Coloque 7 xícaras de chá de água, sal a gosto e deixe cozinhar com a tampa semiaberta.
O arroz integral e o arroz negro demoram mais para cozinhar do que o arroz branco, mas fique atenta ao ponto do cozimento, algo em torno de 35 minutos, dependendo do fogão.
Depois de esfriar, coloque em potinhos e leve ao congelador.
Quando for comer, pode acrescentar ervilha, palmito, tomate cereja picadinho, queijo ralado. Dá uma turbinada e fica supergostoso.
GRÃO DE BICO
Deixe um pacote de grão de bico de molho de noite. Na manhã seguinte, ao esfregar os grãos a pele vai soltar. Jogue fora as peles.
Faça um refogado na panela de pressão com 2 alhos e 1 cebola. Junte o grão de bico e refogue junto.
Depois acrescente água até cobrir bem o grão de bico e deixe por 15 minutos após levantar a pressão. Verifique se o grão está macio.
Deixe esfriar e acrescente cebola picada e tomate picado, fica perfeito para uma salada.
Depois de separar em potinhos individuais leve ao congelador.
Para dar uma incrementada, você pode também acrescentar lascas de bacalhau que já são vendidas prontas no supermercado.
KIBE DE FORNO
Deixe de molho, por no mínimo 1 hora, 250 gramas de trigo para kibe (bastante água). Depois escorra bem. Com o trigo seco, misture 300 gramas de carne moída, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola em cubinhos, 2 dentes de alho, hortelã, sal e pimenta (moída na hora é melhor).
Coloque a mistura em um refratário untado e leve ao forno por 40 minutos.
Espere esfriar, corte em quadrados e congele as porções.
Você pode comer com iogurte, com salada e vale a pena caprichar na mostarda, fica uma delícia!
ALMÔNDEGA LIGHT
Corte uma cebola em pedaços grandes e bata no processador ou liquidificador com uma clara. Acrescente um dente de alho, sal, salsinha e farelo de aveia ou pão integral picado. Junte esta mistura a 500 gramas de carne moída. Faça as bolinhas e leve ao forno por 20 minutos.
Depois de esfriar congele em porções individuais no freezer.
Ao descongelar você pode escolher acrescentar molho de tomate ou simplesmente comê-las com uma salada ou legumes.
BANANA E MORANGO QUANDO PASSAM DO PONTO
Quando a banana amadurece demais, você pode cortá-la em rodelas e guardar em potinhos no freezer. A mesma coisa com o morango.
Depois é só bater a banana com o morango, fica um sorvete delicioso!
Você sabia que estas coisas podem ser congeladas?
Manteiga pode ser congelada por 3 meses.
Queijo ralado pode ser congelado por até 4 meses.
Pães podem ser congelados e depois colocados no forno por 10min para ficarem fresquinhos.
Leite pode ser congelado durante 1 mês. Descongele na geladeira e agite bem antes de usar.
Essas são as minhas dicas de comida congelada. Você tem mais alguma? Compartilhe com a gente.